Artigo Premiado


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 Maria Clara de Oliveira Silva, colaboradora do Societário, teve seu artigo premiado no X Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (Enapid). Esse é um evento especializado em Propriedade Intelectual que é realizado pelo INPI com apoio do CNPq, CAPES, OMPI, IPEA e Escola Superior de Guerra.

O título do artigo é: "AS FUNÇÕES ECONÔMICAS DA MARCA A PARTIR DA COMERCIALIZAÇÃO DOS SIGNOS FLUTUANTES". O artigo aborda as capacidades informativa, distintiva e referencial da marca com a finalidade de relacioná-las com os efeitos produzidos no mercado. Tais efeitos são chamados pelo pensamento econômico de funções econômicas da marca, como a redução dos custos de busca, a correção da assimetria de informação, o aumento da qualidade dos mercados e o surgimento de conglomerados descentralizados. À medida que foi evoluindo, a marca se consolidou como um ativo intangível das corporações. Como tal, é alvo de altos investimentos e capaz de agregar valor às atividades empresariais. Nesse sentido, foram coletados dados de transferência de titularidade das marcas, franquias e avaliações financeiras, para ilustrar a consolidação da marca como bem em si mesma.

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